,

A grande oportunidade existe?

by - 12:28

A Grande Oportunidade. O Grande Momento.
Todos já ouvimos falar destas duas expressões. Aquela experiência ou momento em que a nossa vida muda radicalmente, um pequeno pormenor que nos faz ver as coisas de outra maneira, que nos motiva a trabalhar, que marca a nossa vivência com um antes e depois desses momentos.
Muitos de nós já tiveram esse momento: o nascimento de um filho, um acidente, uma pessoa que conheceram. Essa experiência condicionou-os e fez-lhe mudar de perspectiva, como se dentro da sua cabeça tivesse dado "um clique " que despertou a consciência para uma vida maior e melhor.
Quando entrei para o mercado de trabalho em crise, andava à procura de experiência mas sempre pensei que tinha de encontrar "aquela" oportunidade, "aquela" empresa que me ia colocar no topo, "aquele" cargo que iria despertar as melhores capacidades em mim, "aquele" contacto que me vai abrir portas para o mundo.

Contudo, essa experiência não aconteceu - e nem vai acontecer.
Porque não é uma só decisão que vai alterar a nossa vida. Aliás, uma pequena decisão, um sim na hora certa, pode de facto alterar a direcção do nosso caminho mas ela não será aquela megalómana experiência de que estamos à espera. Aquele momento arrebatador só fará sentido se continuarmos a investir nessa decisão, pois de nada nos vale começar um caminho se não o vamos continuar.
Não há um só caminho para o pote de ouro no final do arco-íris, não há apenas uma única porta que nos levará ao céu, não há apenas uma única oportundade na vida para fazer o bem. Há vários caminhos, várias hipóteses, várias experiências que uns a seguir ao outros nos preparam para a vida que queremos ter.

Tal como li no artigo de Jeff Goins, no Medium, não é uma única oportunidade que vai-nos levar ao sucesso profissional e pessoal. Não é uma decisão de vida ou de morte que poderá encaminhar-nos na direcção certa. Essa decisão tem de ser tomada todos os dias.

There’s a story about the Oscar-winning actor Walter Matthau. A younger thespian is bemoaning his own struggle in show biz. “Mr. Matthau, I’m just looking for that one big break!”
In the story Matthau laughs. “Kid,” he says. “It’s not the one big break. It’s the fifty big breaks."

You May Also Like

0 comentários

Instagram

<>