Blogues: como escrever posts para um mês inteiro

by - 07:23



Ter um blogue é super divertido. É ter um espaço, escrever umas coisas, tirar umas fotos, partilhar no Facebook, ter uns likes a mais e já está, é super giro. Porém, há um grande porém, um mas, um contudo. Quem começa a entrar nisto dos blogues percebe que isto, afinal, dá trabalho!
Mas preciso de escrever todas as semanas?
E as fotos? Não podem ser só com telemóvel?
Ai como é que eu consigo ter tantas ideias?

A ideia de ter um calendário mensal de posts foi-me dada pela Catarina do Daydreams, num dos seus workshops do Bloggers Camp. Aquilo que eu já fazia, que era agendar posts, poderia ter uma organização e planificação muito mais definidas que me ajudavam na minha criatividade e a ter mais tempo.

Para mim, ter um mês de conteúdos é escrever 2 posts por semana, por isso, para poder o mês de Janeiro todo planificado, preciso de planear, escrever e agendar 8-10 posts.

Este número parece brutal: se se demorar 1 hora a escrever um posts (e não estou a incluir trabalhos com fotografia), precisamos de 10 horas para ocupar o nosso tempo. Ou seja, vai demorar literalmente um domingo inteiro agarrada ao computador a escrever.
Contudo, há todo um método que podemos arranjar para repartir melhor o tempo e ir deixando as coisas prontas.

1 - Preparação

Tal como aprendi no workshop do Bloggers Camp, temos de definir temas para o nosso blogue. Sempre que tenho uma ideia aponto-a no meu telemóvel e se não quiser mesmo perder tempo, começo a escrever o texto como quero.



Como podem ver, especificamente para este post, eu escrevi algumas ideias que queria abordar. Sempre que tenho alguma ideia, abro o blogue, escrevo o máximo de coisas que conseguir e guardo o rascunho. Ao fim-de-semana de manhã, ou durante a semana, arranjo uns minutos para compor o texto e assim vou acabando um ou dois posts de cada vez.
Fazer antecipadamente os posts permite-me acabar um texto e agendar para a semana seguinte,
estando sempre à frente do tempo.

2 - Escolher o dia de trabalho

Aprendi no workshop a dedicar um bloco por semana ao blogue. Tal como outras bloggers, escolhi o domingo de manhã para rever textos, escrever posts que precisam de algum arranjo. Assim que termino, agendo os posts completos para as semanas seguintes.
Assim, durante a semana, vou apontando as minhas ideias no telemóvel e ao domingo completo os textos como quero e ficam prontos para a semana que aí vem.

3 - Rever sempre os conteúdos

Para quem tem um blogue de escrita (ou até mesmo de fotografias) é imperativo rever os textos. Não é rever uma vez, é rever duas ou três vezes. Mesmo que tenha um post agendado para daqui a duas semanas, no domingo anterior, releio o texto para saber se está como eu quero ou se ainda assim posso editar alguma coisa. Como se diz no marketing digital, o Conteúdo é Rei e para termos um bom produto temos de o ver de várias perspectivas e reflectir sobre o seu valor. Assim, qualquer post tem de ser escrito, relido e relido para garantir que a publicação fica bem feita.

4 - Para escrever é preciso ler

Por fim, o maior desafio em estar sempre com conteúdos novos é ter mais e mais ideias. Para mim, a melhor maneira de garantir mais ideias novas é de ler mais ideias. Como a minha escrita tem a ver com a carreira e a motivação, procuro ler tópicos, notícias, reportagens sobre o tema para poder debater um novo assunto. Tenho uma lista de blogues que sigo atentamente para poder também ver como escrevem e abordam os vários assuntos de que falam.

Para se poder ter várias ideias e sempre posts a serem publicados, a minha primeira tarefa é preparar o trabalho, recolhendo ideias e apontando tudo aquilo que vier à cabeça, depois é tirar um dia para deixar tudo prontinho. Se é fácil? Não muito mas não é difícil. Apenas requer pratica e muito muito trabalho!

(PS - posso dizer que este posts foi escrito no dia 10 de janeiro e editado no dia 22, para sair já no mês seguinte. Planeamento é tudo!)

You May Also Like

8 comentários

  1. Adorei as dicas... Vou ter atenção...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que podem ajudar muito, pelo menos ajudaram-me a mim ;)

      Eliminar
  2. Também acompanho as dicas da Catarina e são uma ajuda fundamental. É, de facto, bastante trabalhoso ter um blogue actualizado, com conteúdos pertinentes. Sem esta organização seria mais difícil ainda.
    Gostei muito das dicas que deixaste ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não sei como é que há pessoas que às vezes dizem que andamos a "brincar" aos blogues. Isto realmente implica trabalho e só podemos fazer bom trabalho com alguma organização, planeamento e propósito de bons conteúdos. Espero que seja útil :)

      Eliminar
  3. Como é que só li este post agora? :O
    Tão bom, Rita! Obrigada pela partilha!
    De facto, ter um blog dá imenso trabalho, que está de fora nem imagina. Só nós sabemos... :P

    www.joanofjuly.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só quem está cá a trabalhar todas as semanas é que sabe MESMO o que custa! :D beijinhos :)

      Eliminar
  4. Gostei das tuas dicas, são muito úteis e dá para colocar em prática mas requer muito trabalho e "jogo de cintura".
    Para quem como eu trabalha, tem casa e familia, um hobby que consome imenso tempo e além de algumas redes sociais ainda tem o blogue para alimentar é mesmo dose.
    Mas sim a organização é tudo.
    :)
    Marta
    https://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marta,
      É verdade que a vida em geral ocupa-nos bastante tempo, já para não falar de quem ainda tem família e filhos para criar. E como disseste o que realmente aprendi foi a organização e percebi que há vários momentos em que podemos aproveitar para escrever umas ideias e pô-las em prática.
      Custa um bocadinho, mas acredito mesmo que pequenas acções no dia-a-dia, de forma consistente, de semana a semana, os resultados aparecem :)

      Eliminar

Instagram

<>