,

A melhor formação é a experiência

by - 12:56

A melhor formação é a experiência.

Só de escrever esta frase fico a pensar que não tenho de escrever mais nada porque esta ideia é tão clara para mim mas eu passo a explicar.
Passei toda a minha vida a estudar, mergulhada em livros e a escrever apontamentos. Sempre gostei de ler, conhecer e saber mais coisas e por isso nunca me dei mal na escola. E com a passagem para a faculdade também percebi que a minha estratégia de ter mais e mais conhecimentos teóricos me iria ajudar.
Quando cheguei à faculdade, comecei não só a ganhar mais conhecimentos teóricos mas também a colocá-los em prática. Eu tinha de saber fazer, de arregaçar as mangas, de ir para o mundo e experimentar. Com a entrada no mercado de trabalho, decidi procurar novas formas de potenciar as minhas competências, fiz alguns cursos de formação mas sentia que não estava a conseguir melhorar as minhas capacidades de forma relevante, pois apesar de continuar a estudar e a trocar experiências com outras pessoas em salas de formação, sentia que não tinha uma forma concreta de aplicar esse conhecimento no dia-a-dia, num estágio, num projecto.

Neste meu último ano de trabalho em vários projectos, cheguei a uma conclusão: aprendi que todos nós temos a capacidade de armazenar conhecimento, de saber curiosidades, de decorar uma ou outra fórmula mas não é isso que nos torna mais ou menos inteligentes. Se o conhecimento não for aplicado, de nada serve sermos os melhores alunos da turma. É a experiência que dita a diferença entre uma pessoa inteligente e uma pessoa sábia: porque a sabedoria vem da experiência, da maturidade, da descoberta de que as coisas na prática podem funcionar de forma diferente que na teoria. É através de sucessivas tentativas, umas com sucesso outras nem tanto, que conseguimos perceber o que fazemos bem e o que fazemos mal, do que gostamos e do que não gostamos. Foi a experimentar várias áreas, a ir a conferências e eventos, a falar com pessoas de diferentes interesses dos meus que descobri outros mundos e outras ideas. Foi também através dessas experiências que pude conhecer outras realidades e aprender com a experiência de outras pessoas. Mas foi a partir da minha própria experiência e das minhas próprias acções que consegui realmente entender o que é lutar por um objectivo e concretizá-lo; o que é desejar muito uma coisa e fazer de tudo para a ter; o que é adaptar-me às circunstâncias da vida e continuar a persistir para chegar onde quero chegar.

Tentar as coisas pela prática num sistema de tentativa e erro pode ser trabalhoso e demorado mas não há melhor lição que a experiência, pois ela é tão real, tão imediata, tão nossa que sentimos verdadeiramente as suas lições e aprendemos realmente como podemos melhorar no futuro. Viver uma experiência e realmente aprender com ela é um passo determinante no desenvolvimento pessoal que se for feito de forma constante ao longo da vida, permite-nos ser mais e chegar mais longe. E por isso, a experiência é uma formação que nenhum de nós devia querer faltar!

You May Also Like

0 comentários

Instagram

<>