,

As três certezas da vida

by - 08:21

Conhecem aquela frase, de "só sei que nada sei!" do Sócrates, o filósofo grego?
Esta fantástica frase abre logo o debate do que realmente sabemos na vida.

Entretanto, passou-se a dizer que só há uma certeza na vida, e que essa certeza é completamente absoluta, desde o dia que nascemos. Pois, a frase pode passar a ser "só sei que um dia vou morrer". Não é tão optimista quanto a de Sócrates mas realmente fala da maior certeza que temos quando estamos vivos, é que um dia vamos deixar de estar.
Com a evolução dos tempos, o desenvolvimento e o crescimento económico, a certeza da vida já não era de que iríamos morrer. Ou melhor, até era, mas aquilo que era mais inevitável do que morrer seria pagar impostos.
Quantas vezes é que já devemos ter ouvido a frase "só sei que pago os meus impostos!". Parece que é a verdade absoluta do século XXI, de que ninguém pode escapar a essa praga que é os impostos, pois foi a maneira que as sociedades já na Idade Media encontraram para se governarem: colectar rendimentos de várias pessoas e depois distribui-los com infraestruturas, facilidades e muito mais tarde, com subsídios.

Ora, na actualidade, parece que temos duas certezas na vida: de que vamos morrer e de que temos de pagar impostos.

Mas eu gostava de acrescentar uma verdade absoluta para mim: a certeza absoluta de que vai tudo correr bem.

Esta minha certeza vem do meu eterno optimismo (misturado com inocência) de que tudo vai correr bem. Que depois da tempestade vem a tormenta; que as nuvens demoram muito tempo a passar mas que depois passam; que os maiores obstáculos foram-nos apresentados exactamente para os podermos ultrapassar; que as maldições sáo geralmente bençãos; que as experiências são oportunidades para crescer.

Tenho para mim aquela frase que diz: "no fim, tudo fica bem. Se ainda não está bem, então é porque não é o fim".
E para no fim ficar tudo bem, acredito que esse bem deve ser cultivado, com felicidade, determinação, amor próprio, amor pelo outro, amor por descobrir, amor pela vida e por tudo.

You May Also Like

0 comentários

Instagram

<>