Carreira: que qualidades deve um profissional ter?

by - 00:30


Quais são as qualidades que as empresas procuram? Para Sam Zell, não é preciso muito.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e ter um currículo não chega. Há imensos artigos na web sobre como preparar uma entrevista de emprego, o que dizer, o que não dizer, que perguntas pertinentes podem fazer, que perguntas e respostas devemos evitar; já para não falar de todo o rol de artigos sobre desenvolvimento pessoal que nos diz exactamente o perfil que as empresas de vários sectores procuram.

De facto, vivemos numa era de grande desenvolvimento tecnológico, pelo que se previligeam skills técnicas e muitos específicas - quem nunca leu um artigo que dizia que a programação era o novo Inglês? A programação, o design, o CRM, o Marketing Digital são todas áreas com muitas soluções de formação para podermos aumentar o nosso conhecimento técnico e poder vir a trabalhar em grandes projectos para empresas de muito sucesso.

A par disso tudo, que outras skills devemos ter? Sam Zell, dono de uma empresa de investimentos à lá Warren Buffet, fala na sua biografia a importância de ter inteligência mas também trabalhar muito:

Há um nível de QI básico que é necessário para trabalhar na minha empresa, mas eu não preciso de cientistas aeroespaciais. Depois do QI, aquilo que profetiza o sucesso de alguém é a acção, a energia, a atitude, as opiniões, a convicção e a paixão. E a capacidade de perceber o centor da questão. Trocaria mais 20 pontos de QI por qualquer uma destas qualidade

Zell toca numa questão muito pertinente, em como as skills técnicas (conhecimento, inteligência, IQ) são importantes mas que só se conseguem realmente realçar quando temos soft skills determinantes (paixão, energia, atitude). Podemos ser os mais espertos da turma mas se não soubermos lidar com pessoas, automotivarmo-nos , a persistir e a fazermos aquilo de que gostamos, não vamos conseguir trabalhar bem e sermos bom profissionais.

As skills técnicas são determinantes para podermos mostrar a técnicos de RH que conseguimos fazer as tarefas do dia-a-dia numa empresa, mas são as soft skills que nos permitem navegar os vários desafios profissionais, com a atitude, a energia e a dedicação certas. Sem essas três componentes, para mim, nenhum profisisonal vai conseguir crescer, ser melhor e ser um bom profissional - e claro, sem essas skills, não há sucesso!

You May Also Like

0 comentários

Instagram

<>