, , , ,

Aquelas pessoas que só falam "Eu"

by - 00:00


Há um "Eu", um "Tu", um "Nós", um "Eles", mas há quem digam mais vezes eu, eu, eu.
Notei isto recentemente com pessoas próximas de mim e percebi que não gosto nada deste hábito que as pessoas vão ganhando.

Gosto de conversar, de conhecer as pessoas, de falar sobre vários temas. Mas gosto principalmente de discutir ideias e experiências. Ouvir histórias engraçadas e traços de pessoas caricatas é um óptimo tema de conversa e torna qualquer hora de almoço, reunião, jantar ou lanche numa óptima experiência rotineira.

Mas há pessoas que conseguem voltar todo o mundo para si mesmas.
Tenho notado que algumas pessoas conseguem falar de si mesmas horas e horas. Fala-se de cozinha e elas conseguem dizer que também gostaram muito daquele prato e o que costumam fazer ao fim-de-semana.
Fala-se de um sítio qualquer e falam sobre aquele dia que foram lá com a amiga e como costumavam ir lá muitas vezes.
Fala-se que se vai a um concerto, e começam a falar dos seus artistas favoritos, o que fazem nos concertos, o que levam vestido, as músicas todas que sabem.

Falam, falam, falam, sobre tudo o que pensam e fazem e acham. E mesmo quando não lhes perguntamos nada, falam sobre o que fizeram ontem e o que vão fazer hoje e os planos que têm para os próximos tempos.

Não me levem a mal, é bom ouvir sobre as ideias e projectos dos outros, mas quando se torna repetitivo, começamos a notar nessa tendência, e torna-se irritante. Parece que tomam a conversa e viram-na logo para si. A palavra que fica no ouvido é EU, EU, EU, EU, EU. É impressionante a quantidade de vezes que ouvimos essa palavra e quando notamos, percebemos que há um amor próprio que começa a entrar no egocentrismo.

Todos nós temos direito à nossa opinião pessoal, ao nosso espaço, ao nosso tempo de antena mas noto que eu sou o oposto. Eu gosto de usar a palavra TU. Eu gosto de fazer perguntas, perceber o lado da pessoa e pô-la a pensar, dar-lhe novas ideias, perceber novas perspectivas. Utilizo muitas vezes as perguntas e o tu para saber a opinião do outro.

Numa conversa, o foco não está em mim, em dar a minha opinião, mas sim em conhecer o outro e ouvir o outro. Por isso faz-me confusão quando oiço repetidamente a palavra eu.
A solução para o problema? Simples, passar menos tempo com pessoas EU e passar mais tempo com pessoas TU, para ouvir mais ideias, e menos pessoas.

You May Also Like

0 comentários

Instagram

<>