Mostra-me o que fazer, não o que fazer
Não mandes em mim, mas mostra-me o que fazer.
Uma reunião de equipa no escritório. Dez pessoas numa sala. Uma lista infinita de temas a ser tratados e apenas uma hora para falar de tudo. Como liderar esta reunião?
Não temos tempo para tudo e para sermos eficientes temos de dar claras direcções à nossa equipa, mas também de confiar neles.
Num artigo publicado no The Muse, defende-se que um líder deve dizer claramente à sua equipa que tarefas é que deve fazer, mas não deve dizer como deve fazer. Os detalhes são importantes mas os resultados finais são ainda mais importantes. É importante transmitir à equipa o que fazer e em que tempo têm de realizar determinada tarefa. Fazer micro-gestão de colaboradores apenas cria um ambiente de desconfiança e de desconsideração pelo trabalho de todos. Um líder confia na sua equipa pois transmite os objetivos conjuntos.
Delegar é mostrar o caminho a percorrer, o ponto de chegada mas tmabém dar tempo e liberdade às pessoas de poderem desempenhar as suas tarefas com a sua própria organização e metodologias.
Um líder é aquele que guia e que confia nos outros!
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