, ,

Eles talentosos elas trabalhadoras

by - 12:37

O Erre Grande é um espaço para se falar de trabalho, empreendedorismo, sucesso, desenvolvimento pessoal - é um espaço que serve para discutirmos ideias sobre o lugar do ser humano nesta vida, não só em termos profissionais, mas também em termos pessoais e de desenvolvimento pessoal.

Como sou mulher, as questões do feminismo e da igualdade de género despertam o meu interesse e quando leio algum artigo a alertar para a contínua disparidade de tratamento que existe entre homens e mulheres no mercado de trabalho quase que me "salta a tampa". Para mim, é essencial promovermos a igualdade de género, todos os dias, em todas as frentes, principalmente quando falamos de países desenvolvidos, onde se discutem assuntos sobre a liberdade individual e, aparentemente, este assunto ainda não está completamente "resolvido".

Recentemente li um artigo no Expresso sobre a forma como as instituições de ensino tratam rapazes e raparigas de forma distinta. A tese é bastante simples: quando um aluno tem boas notas, ele tem "talento", inteligência. Quando uma aluna tira boas notas, ela é "trabalhadora" e esforça-se bem.



Pela minha experiência, sempre fui boa aluna e isto acontecia porque estudava mas também porque tinha facilidade em aprender, em absorver informação, em relacionar conceitos, a ouvir e a explicar conhecimentos que eram pedidos nas aulas. A este meu "esforço" de saber mais e aprender mais eu chamo-lhe de inteligência - por isso eu sou boa aluna porque sou inteligente.
Ora por este estudo, isso não é bem assim: segundo esta amostra, esta sociedade vê-me a mim e às minhas amigas e colegas como mulheres trabalhadoras, esforçadas e que atingem bons resultados porque a nossa dedicação é fantástica. Como é que é possível vivermos numa sociedade que olha para um rapaz e acha que ele é um génio por natureza e olha para uma rapariga e acha que ela é um bom exemplo de como o bom trabalho compensa? Os homens também não precisam de trabalhar? As mulheres também não têm talentos naturais?

A partir destes estudos, gostava que as pessoas pensassem que com ou sem talentos, com ou sem inteligência, sem um objectivo claro e trabalho árduo, nenhum ser humano chega à excelência - e isso só tem a ver com o trabalho e não com o género.
Esperemos que isto seja mais um alerta de como estamos muito evoluidos mas que ainda precisamos de evoluir muito muito mais.

You May Also Like

0 comentários

Instagram

<>