,

5 dicas para construir uma newsletter + Grandeza #5

by - 00:34


Fazer uma newsleter dá trabalho mas não é preciso muita magia.
Gosto de newsletters. Acho que sou viciada em receber emails na minha caixa de correio (os meus clientes no trabalho sabem disto, por isso é que enchem a minha caixa de entrada todos os dias). Adoro receber os principais destaques do dia por email; gosto de ler artigos interessantes semanalmente sugeridos pelo Medium; gosto de saber quando os coaches online colocam vídeos no Youtube.
Uso as newsletters diariamente e o meu desafio todos os dias é ver que newsletters vale a pena seguir, para reduzir o tempo desperdiçado. Uso também newsletters no trabalho, pois comecei a ser responsável pela produção e envio das newsletters, pelo que passei a gostar ainda mais da parte criativa e de comunicar com as pessoas.

Quando comecei a newsletter do Erre Grande, já sabia o desafio que ia ter pela frente. Não podia ser uma newsletter qualquer, era a minha newsletter, tinha de ser feita à minha maneira, com tudo aquilo que sabia e que queria experimentar. Era o meu bebezinho e por isso tinha de estar à altura dos meus objetivos. Estive parada umas semanas devido ao meu novo trabalho mas já voltei a concentrar-me no meu bebé e tenho novas ideias para as próximas edições. Como o passar do tempo, aprendi passos essenciais que ajudam a ter uma boa newsletters e gostava de partilhá-los convosco.


5 dicas para construires uma newsletter diferente e à tua maneira


1 - Planeia
Foi sem dúvida o que falhou naquelas semanas em que não fiz a Newsletter - não tinha uma calendarização feita de quando é que as newsletters iam sair e quando tinha de as fazer. A preparação ajuda-te nos períodos de maior stress, pois ao fazeres o trabalho aos poucos, consegues ter espaços de tempo para o terminar. Faz um calendário de posts, aponta na tua agenda a data de lançamento da newsletter e a data de preparação. escreve no telemóvel ideias espotâneas que tenhas e depois mãos à obra!

2 - Pensa num tema
Esqueçam as newsletters para informar dos vossos últimos posts. Os vossos seguidores fieis lêem o vosso blogue todas as semanas, no Facebook, no Instagram, no Bloglovin. Por isso, a vossa newsletter tem de trazer mais qualquer coisa do que os vossos melhores posts. Conteúdos exclusivos, fotografias que ficaram por postar, realçar posts antigos de que vocês gostam. Para mim, a newsletter não pode ser mais um post, tem de ser algo mais criativo e um momento de conversa com o leitor.

3 - Aposta nas imagens
As newsletters são óptimas formas de passar informação escrita mas um bom design é importante. Incluir imagens de links, GIFs animados como a Ana do Infinito Mais Um faz, brincar com cores e títulos. Um bom esquema de cores e letras chama à atenção, faz com que a leitura seja menos tradicional e mais energética, e por isso, faz-te destacar de todas as outras newsletters.

4 - Fala de ti
Dar um toque pessoal ao teu blogue é uma maneira de chegares mais perto dos teus leitores. Sei que muitas vezes achamos que estamos a falar demasiado de nós, ou que não temos nada de interessante para dizer, ou que não queremos revelar muito da nossa vida privada. Arranja o teu meio termo - o blogue é teu, a voz é tua, o conteúdo é teu, de certeza que vais encontrar uma maneira confortável de dares o teu cunho pessoal da melhor forma, e os teus leitores vão gostar isso.

5 - Partilha
Fazes uma newsletter e depois não tens ninguém para enviar? Cria a tua base de seguidores, mostra onde se podem subscrever e partilha o teu trabalho. Ninguém vai saber que tens uma newsletter se não as promoveres. E não tenhas vergonha! A minha newsletter, Grandeza, vai ter o quinto número já na sexta-feira e quase ninguém sabe que ela existe e, por isso mesmo, estou a promovê-la, a mostrar aos meus leitores que se ainda não subscreveram, que o façam. A auto-promoção parece algo chato mas é essencial para termos um bom blog, um blog lido por pessoas que se revêem no que escrevemos. Eles gostam do que lêem, nós gostamos que eles leiam - é um win-win perfeito!

E vocês? Têm também newsletters? Partilhem nos comentários para ficarmos a conhecer o trabalho de blogues a nível nacional. Para quem quer receber a Grandeza já esta sexta-feira, subscreve neste link ou no formulário abaixo:



You May Also Like

0 comentários

Instagram

<>