, , ,

Mudança - o processo de adaptação que nos coloca à prova

by - 00:07


Mudar de trabalho, ter formação, e agora é que passamos à acção!
Primeiro mudas de trabalho e ficas radiante. Aqueles primeiros dias é como um Natal, tudo é novo, tudo é giro, os colegas são fantástico, o café grátis é a melhor coisa do mundo, isto é o futuro!

Depois começas a levar com a formação, com a maneira como as pessoas de lideram e mostram qual é o caminho e qual é o teu papel.

A seguir, começas a ir às reuniões do departamento, a conhecer a estratégia, a seguir uma colega e a imitares o seu trabalho que será o mesmo que o teu, a encaixar as peças - até o dia em que te começam a deixar fazer as montanhas de trabalho que precisas de fazer.

Mas ainda tens aquela incerteza forte - como é que eu faço isto?
E ficas confusa - será que fiz bem em mudar de trabalho?
E desconfias das tuas capacidades - eu não consigo fazer o que eles fazem, eu ainda não tenho a independência que eles têm...e será que algum dia vou ter?

Ainda não me habituei às novas rotinas no trabalho, ainda não estou completamente dentro da cena e por isso tenho aquele sentimento de que ainda estou de fora e detesto isso.

Sei que temos de nos adaptar a qualquer mudança mas não gosto nada de ter este sentimento, de me sentir inadequada.

É estranho quando o nosso trabalho é algo que ainda não percebemos bem o que fazer e como fazer. É estranho este período de adaptação estilo tofu - já não és uma novata porque já tiveste experiência noutras empresas mas ainda não estás confortável para fazer aquilo que tens de fazer.

Esta inadaptação, dizem, é o que nos mantém activos e despertos para o crescimento. 

Se não temos períodos de adaptação quer dizer que não estamos a mudar; e se não estamos a mudar, quer dizer que continuamos dentro da nossa zona de conforto. E se não estamos fora da nossa zona de conforto então não estamos a crescer.

Tudo isto que estou a sentir são apenas dores de crescimento e elas são essenciais ao meu progresso. As mudanças colocam-nos à prova e fazem-nos ganhar skills, conhecimento e resiliência para o futuro. Porque este período de adaptação vai passar e eu vou-me sentir mais confortável com estas novas tarefas. Daqui a um ano, vou olhar para trás e ver que evolui, que mudei, que cresci, que estou melhor - e isto tudo foi pela mudança que quis fazer e isso vale todas os sentimentos de incerteza do mundo!!

You May Also Like

0 comentários

Instagram

<>