, ,

O Erre Grande faz um ano: retrospectiva de blogues

by - 07:14

O ERRE GRANDE faz um aninho hoje!




O primeiro post foi este e explica bastante porque o criei

Título: Mais um!

Quando vais escrever um post e percebes que não cabe em nenhum dos outros dois blogues que tens.
Então crias um.
Ah estou a ficar doida.
Mas feliz,
Porque a vida,
A minha vida,
É escrever.
Ps - pára de apanhar os tiques dos outros blogues, este tem de ter outra personalidade, vá.

Eu já ando nisto de ter um blogue há imenso tempo. Na adolescência, tive um ou dois, como se fosse diário porque qualquer adolescente tem demasiada emoção para a conter só para si. E como a escrita é a minha paixão da vida, eu só poderia falar das minhas emoções a escrever.

Quando acabei o curso de Jornalismo em 2013, estive bastante parada. Apenas escrevia para mim mas não senti nenhuma pontada criativa para começar o que quer que fosse. Apenas um ou dois anos depois é que decidi criar um blogue...em inglês...no Wordpress...sem publicitar nada...
Aquilo não era bem um blogue, era apenas um exercício meu de copiar todas as bloggers de moda que agora apareciam como milionárias. Era o meu pensamento de que eu poderia fazer o mesmo, mas melhor, porque eu tinha a visão e a experiência de ter um blogue.

Mas claro que não resultou.
Não havia temas, não havia originalidade, não havia direcção, não havia publicidade. Era uma maneira de exercitar e ver no que é que isto dava.

Depois surgiu o Agora a Sério, em que já levei as coisas bem mais a sério. Escrevia as minhas aventuras mais parvas e partilhava-as no Facebook - oh meu deus já tenho pessoas a lerem-me, a rirem-se das minhas coisas, a fazerem-me comentários sobre as minhas parvoíces!

Foi realmente a primeira vez que levei as coisas a sério, porque tinha de pensar nos posts, escrevê-los, agendá-los e manter um ritmo de publicação mais contínuo. Não comecei o Agora a Sério com o intuito de o deixar andar e ver no que se poderia tornar. Era algo para ser levado a sério, em que ainda fiz um perfil de Facebook, publicava duas ou três vezes por semana e partilhava-o com a minha família e os mais chegados.

Contudo, o Agora a Sério não era bem a minha cara. Naquele espaço, eu parecia que tinha a mania que era engraçada e não era bem a minha pessoa. Era a minha cara, porque a minha cabeça tem um parafuso a menos e meto-me nas encrencas mais engraçadas, mas não era essa a mensagem que queria passar ao mundo.

Um ano depois do Agora a Sério, anunciei a chegada do Erre Grande, ainda em versão Sapo Blogs. Era o lançamento do meu projeto, do meu espaço só meu. A experiência do Agora a Sério deu-me estofo, coragem e ferramentas de trabalho para por o Erre a andar como deve de ser. Criei o Facebook para o Erre mas com mais hipóteses de partilhar conteúdos realmente interessantes. Criei uma imagem de marca para o blogue poder ter uma imagem clean.

No início, devo admitir, que os meus posts pareciam só mais uma tradução para português dos milhares de posts que eu consumia na Business Insider, na Inc, e noutras revistas inspiradoras.
Contudo, com a prática, comecei a ganhar a minha voz e a perceber que, se o Erre seria o meu verdadeiro espaço e se a escrita é realmente a minha forma de expressão, então eu tenho de falar dos assuntos que me interessam, eu tenho de dar a minha opinião, eu tenho de contar as minhas histórias à minha maneira.

A partir de Novembro, comecei a tornar este diário motivacional em realmente num diário, com reflexões sobre experiências diárias que tenho no meu trabalho e nos meus projetos paralelos.
Em Janeiro mudei para esta plataforma e adquiri o meu próprio domínio, para tornar o Erre ainda mais profissional. Nos próximos meses, estou a planear outros assuntos a tratar, mais histórias, mais motivação.

A verdade é que celebrar um ano de trabalho é sempre prazeroso. É aquele marco na nossa vida em que revemos todo o trabalho feito, vemos aquilo que já alcançamos e preparamo-nos para aprender ainda mais. Estou naquela idade que diz constantemente se soubesse o que sei hoje. Se eu ao menos tivesse a sabedoria, a confiança e a ética de trabalho que tenho hoje, possivelmente teria tentado o jornalismo; talvez tivesse tentado o marketing; talvez tivesse tirado cursos em que realmente tivesse aprendido e aplicado ferramentas importantes para o meu futuro.

Mas esse sentimento está cada vez mais a desaparecer porque tanto o Agora a Sério como Erre Grande mostram-me que é através da acção que se aprende. A única forma de aprender sobre blogues é montar um blogue. A única forma de fazer melhores posts é de realmente escrever e ler mais. A única forma de ter uma plataforma bonita, interessante e com conteúdo é dedicando tempo a estudar e a aplicar a arte da criatividade, a arte de criar textos, imagens, conteúdos.

Aquilo que tiro mais proveito deste ano de Erre Grande é o quão importante é aprender. E só podemos aprender praticando, arriscando, fazendo acontecer, e errando. Fazer, fazer, fazer, errar, errar, errar, até conseguir ter um projeto bom do qual nos orgulhamos e que vamos continuar a fazer mais e mais.

Escrevi no Agora a Sério há quase um ano a seguinte ideia:

"Este longo post (que não faço ideia porque é que me entusiasmei a fazê-lo) serve apenas para dizer que estou satisfeita comigo mesma e com o meu trabalho e que este caminho vai continuar por mais um ano, ou dois, ou três, quem sabe para sempre, ainda não sei. E serve também para dizer a qualquer pessoa que esteja a ler e que tenha aspirações a escrever que não desistam! Continuem a escrever todos os dias, um pouco que seja, em qualquer lado, no bloco, no pc, num blogue privado, nos transportes, no café, em casa, às 6 da manhã ou às tantas da madrugada. Continuem sempre a escrever e PUBLIQUEM! Não tenham medo de partilharem as vossas ideias com os outros - as outras pessoas também andam à procura de alguém que tenham as vossas ideias e só partilhando é que conseguimos ter feedback para melhorar e continuar o nosso caminho."

Um ano depois, o sentimento é o mesmo. Continuar, escrever, publicar, partilhar, arriscar, e construir. Todos os dias, um bocadinho mais.

Parabéns, Erre Grande!

You May Also Like

5 comentários

Instagram

<>